sábado, 9 de junho de 2012

Jussara



Quando um grupo de empresários Ingleses chegou ao Brasil, fixaram na Cidade de São Paulo. Logo interessaram por Terras no Norte do Estado do Paraná porque o objetivo daqueles Ingleses era plantar algodão para suprir a Indústria têxtil do País de Origem: a Inglaterra. Esta região pertencia a 5ª Comarca de São Paulo. Acontece que no dia dois de março de 1926, em São Paulo, pelo valor de Duzentos Contos de Reis, os ingleses compravam de JOSÉ MARIA D’ALMEIDA, com transação feita na Coletoria de Tibaji, já no Paraná,546.078 Alqueires, onde surgiram 63 cidades e Patrimônios, em distância de 15 a 18 km uma da outra. É aí que surge JUSSARA. Na transação em Tibaji, estavam os diretores Antonio Moraes de Barros e sua Esposa Izaura A. Moraes de Barros residentes em São Paulo e diretores da Companhia de Terras. JUSSARA surgia além do Ivaí. O ano era 1951. A área de terras estava pronta para ser comercializada. Oito mil alqueires estavam demarcados. Os primeiros compradores foram Mario Sérgio de Carvalho e Marcio Tavares de Menezes. Comerciantes, solteiros, residentes em Cornélio Procópio. Compraram no dia nove de maio de 1951 o lote de terras 108 hoje Gleba Cananéia. 

No dia 15 do mesmo mês e ano os Irmãos Ykunoshin e Kenji Kimura, compraram os lotes de terras 162 e 162 A., da Gleba Cananéia. Outros vieram e o Patrimônio de Jussara foi surgindo com sua área urbana sendo demarcada pela Colonizadora. Os primeiros habitantes foram Américo Carlos Cariani, que veio administrar o Hotel da Companhia, localizado hoje na Praça Vereador Valdemar Alves Nogueira. Mas o Pioneiro de todos os Pioneiros foi Pedro Luiz de Oliveira Filho; isso porque foi um dos que derrubaram o Mato para a construção do Hotel da Companhia. E como permaneceu em Jussara imortalizou-se cedendo seu nome para o Cemitério Municipal. Os primeiros lotes urbanos foram adquiridos pelo Argentino Pedro Pardo que mais tarde construiu o hotel São Pedro, hoje Cartório Civil. Depois do Hotel da Companhia vieram os comerciantes Sr Manoel José Soares, Sr José Bordin, Irmãos Mitsuhasshi, A cidade foi crescendo e chegou a 16.375 habitantes e o seu primeiro Prefeito foi o Senhor Manoel José Soares, sendo Presidente da Câmara Municipal o Senhor Acrísio de Castro Jucá. Isto dia 8 de dezembro de 1955, quando foi instalado o Município. Em 1954 foi Construído o Grupo Escolar Senador Moraes de Barros e sua primeira Diretora foi a Professora Maria Déia de Mello Santos. 

Gentílico

Jussarense

Aniversário da Cidade

08 de Dezembro

População

6.680 habitantes 

Site da Prfeitura

http://www.jussara.pr.gov.br 

Terra Boa



A colonização de Terra Boa, bem como inúmeros municípios do norte do estado, deu-se pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, que no ano de 1951 planejou e organizou o patrimônio de Terra Boa. Criando dessa forma uma planta urbana previamente traçada, com espaço reservado para as repartições públicas, centros esportivos e de lazer. Fazendo com que dessa forma atraísse lavradores, a residirem no município.
O nome da Cidade de Terra Boa foi dado por aquela Companhia e traduz o sentido da pujança do solo formado pela terra roxa, própria para a cultura do café e de todos os cereais dos climas tropical e subtropical.
No ano de 1952, foi celebrada no dia 2 de maio a primeira missa no município de Terra Boa. A missa foi celebrada pelo Padre Aloísio Jacob, vigário de Peabiru, na casa do Senhor Antônio de Oliveira, pois Igreja do município ainda estava em construção.
Através da Lei Estadual nº 2.411 de 13 de julho de 1955, o patrimônio de Terra Boa é elevado a município, sendo instalado no dia 11 de dezembro, quando foi desmembrado do município de Engenheiro Beltrão.

Gentílico

Terraboense

Aniversário da Cidade

13 de Julho

População

15.790 habitantes